Sobre a APSotW

No final de 2005, o então planner inglês Russell Davies teve uma excelente ideia: criar uma mecânica online onde outros profissionais poderiam exercitar o trabalho estratégico e receber um feedback dele. A ideia era que periodicamente ele soltasse um “assignment” aberto a todos que quisessem participar e desse um prazo para o recebimento das respostas. Então, ele faria um feedback geral no blog e um específico para cada um, de forma individual.

E a ideia era que isso fosse sempre uma plataforma gratuita e open source, com o simples intuito de contribuir para a formação da comunidade planner inglesa. Leia o post de abertura aqui.

Pois bem, a coisa foi acontecendo, evoluindo, com uma série de exercícios até que um dia Russell partiu para outros projetos e não tinha mais condições de continuar a APSotW. Mas ele não queria que o projeto morresse e passou a bola para outros planners. Hoje os hosts do projeto são três planners ingleses: Gareth Kay, Rob Campbell e Andrew Hovell.

Nós sempre acompanhamos o projeto com aquela vontadezinha de trazer para cá. Afinal, esse é o tipo de ideia que merece estar em cada vez mais e mais lugares. E finalmente chegou a hora. Os gringos toparam e vamos tirar a ideia do papel.

Aqui no Brasil, a APSotW terá a Escola de Estratégia Sandbox como host. Nossa missão é gerenciar os exercícios, a composição de banca de avaliadores, os feedbacks. Enfim, manter o projeto sempre vivo. É uma iniciativa que se alinha totalmente à crença da escola de que a real formação só acontece com a mão na massa e um bom processo de feedback: é a ideia de aprender errando.

Porém, o projeto é muito mais amplo e já conta com o apoio de dois parceiros de peso: o Grupo de Planejamento e o Unplanned, que sem dúvida vão contribuir muito para o sucesso da APSotW.

E, assim como eles, esperamos a contribuição de toda comunidade planner brasileira, seja participando, divulgando ou avaliando. Só assim faremos algo realmente representativo, com um impacto real na formação de novas gerações de planejadores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>